sábado, 7 de março de 2015

Para alcançar misericórdia

PARA ALCANÇAR A MISERICÓRDIA
Provérbios. 28:13

“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”

Esse texto mostra o contraste que existe no que da existência humana, ele mostra o porquê de muita das vezes não alcançarmos o que desejamos e por conta disso vivemos como que em perene dificuldades.

Primeiro  ele diz que o que encobre, o que esconde, o que camufla, o que disfarça, o que dá outro tom as suas transgressões.
A gente precisa entender o que vem a ser transgressão. É o ato de violar, de fazer ao contrario, de se rebelar contra tudo o que está estabelecido.

Nós precisamos entender que no  mundo as coisas são guiadas por princípios.
Existem os princípios de família, os princípios do trabalho, os princípios do relacionamento, e os princípios de Deus.

Quando esses princípios são violados, eles foram transgredidos.
E o que faz isso, e tenta encobrir, tenta justificar o porquê de ter feito, esse enfrentará dificuldades sempre.
A dificuldade é algo que atinge a todos, alguns mais e outros menos, alguns em uma certa área e outros em outras, isso é normal, agora viver em permanente dificuldade, é sinal de que algum princípio está sendo transgredido, está sendo violado e isso atrai maldição.
Exatamente por conta de um princípio de Deus que diz, que obediência atrai bênção, desobediência atrai maldição.

Segundo, ele diz que o que confessa, rompe com esse princípio maldito, e se habilita a viver embaixo de bênção.

Como deve ser essa confissão?

1) Toda confissão deve ser feita primeiramente a Deus.
É a Ele que eu devo ir, e devo me abrir e contar tudo.
Eu não posso  deixar de contar nada para Ele, porque Ele sabe tudo a respeito de mim, e Ele quer me ouvir para que possa me perdoar e assim eu ser abençoado. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I Jo.1:9)
Essa confissão a Deus é aberta, explicita e detalhada.

2) Eu preciso confessar a quem magoei, a quem foi de alguma forma prejudicado por minha atitude de pecado, de rebeldia e de transgressão.
Essa confissão não precisa de detalhes, pois os detalhes mais claros e mais íntimos ficam reservados para o Senhor. Para com o meu irmão, eu preciso simplesmente lhe pedir perdão porque agi mal contra ele.

Esse é o segredo, essa é a formula.
De um lado diz que o que  encobre  não anda, não cresce, não avança, não desenvolve-se.
Do outro lado diz que o que confessa, alcança misericórdia, que traz o crescimento, que traz a prosperidade, que traz a alegria e que traz a paz.

Agora, existe um fator fundamental para que isso seja real e autêntico  na vida de que está se expondo a essa experiência, o texto diz que eu preciso D E I X A R.

Fazendo isso, não tem porque ter choro, e muito menos lamento.
Deuteronômio. 28: 1– 68

Deuteronômio. 30: 15 – 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário