sábado, 7 de março de 2015

Quando a lâmpada não está apagada

QUANDO A LÂMPADA NÃO ESTÁ APAGADA
Texto Base: Sl. 119:105 

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos” 
Esse sem dúvida alguma é um dos textos mais conhecidos e citados, no que se refere a importância e ao valor da Bíblia.
No entanto, precisamos entender, que, o que está escrito, está, não para permanecer escrito, registrado no papel, mas para que se torne vida em nós.

Por isso precisamos entender que:
- A Bíblia é comparada a uma lâmpada.
A lâmpada ilumina, mostra o caminho, nos livra de cair em valas, em buracos, no abismo.
A lâmpada faz com que nosso olhos  vejam o que está em nosso redor, pois ela é portadora da luz.
A Bíblia é essa lâmpada, que nos mostra o caminho que devemos seguir, que nos mostra por onde devemos andar.
A  Bíblia faz com que nossos olhos vejam além do que está diante de nós, pois ela é a Palavra de Deus, e portanto é portadora da luz.
No entanto, a  lâmpada, que tem o valor por iluminar, e nos apresentar tudo o que acabamos de citar, não terá valia nenhuma para nós, se ela estiver apagada.
Poderá ser a de maior potência, mas não terá condições de nos mostrar nada em meio a escuridão.
Da mesma forma a Bíblia, precisa está acesa em nossa vida, precisa ser lida todos os dias, precisar ser objeto de minha devoção, do meu amor do meu interesse, do meu desejo. Para que se cumpra na minha vida o que Ela mesma diz:
“Guardo no coração as Tuas Palavras para não pecar contra ti”. (Sl.119:11),
E...”Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.(Mt.6:21)
A continuação do nosso texto base diz que além de lâmpada para os  meus pés, ela é Luz para os meus caminhos.
O interessante ai, é que ela não está dizendo que é luz para o caminho dos outros, mas para os meus caminhos.
Isso se dá, porque a Bíblia, ela é um livro que trata com a individualidade humana. Apesar de ter sido escrita para a humanidade como um todo, e todos precisam, conhecê-la, ela foi escrita para mim e para você.
O que está contido em suas páginas é individual, é recado de Deus para mim como individuo, por isso é que ela é chamada de Palavra de Deus, porque Deus fala na individualidade, mesmo a despeito da coletividade.

A minha atitude para com a Bíblia:
A) Devo amá-la.
Preciso aprender a amar a Bíblia, porque quando amo, eu desejo esta perto, quando eu amo eu desejo agradar, quando amo, eu desejo obedecer.
Precisamos pedir que o Senhor encha o nosso coração de amor por Sua Palavra, por amor pela Bíblia.

B) Devo crer nela.
Não posso me deixar levar pela dúvida em relação a Palavra, não devo me deixar conduzir por pensamentos que o diabo muita das vezes traz  para fazer com que percamos o referencial daquilo que Deus tem nos dado.
Devo crer na Bíblia de maneira incondicional, ou seja: se ela diz que é, é!!!

C) Devo cuidar da Bíblia
Nós cristãos, vivemos em uma dicotomia muito interessante.
Nós dizemos e não fazemos.
Nós temos cuidado com tudo o que é nosso, mas não temos cuidado para com o que é de Deus.
Cuidamos de nossos livros, de nossos cadernos, de nossas apostilas, mas muita das vezes, a nossa Bíblia, fica relegada a um canto esquecida enchendo-se de poeira, retratando assim o estado de nossa alma.

Precisamos re-ver os nossos posicionamentos em relação as coisas de Deus, para que possamos ter condições reais e verdadeiras de dizer, que pela nossas ações, e pelo nosso zelo e cuidado por Suas coisas, somos verdadeiramente Seus filhos.

14 comentários:

  1. Muito interessante esse estudo. Vou usar algumas sugestões daqui para uma pregação que irei fazer.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ótima explicação que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. LOUVADO SJA O NOSSO DEUS!! Explicação abençoada.

    ResponderExcluir
  4. muito interessante gostei boa explicação

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a reflexão ,nos faz pensar de se amomos Deus de verdade.Dizemos q amamos Deus ,então tem q ser nitido q amamos a sua palavra ,pq Ele É A PALAVRA

    ResponderExcluir