sábado, 7 de março de 2015

Render-se a Ele

RENDENDO-SE A ELE
Texto Base: Sl. 138:1

“Render-te-ei graças, Senhor de todo o meu coração; na presença dos poderosos te cantarei louvores” 
Parece interessante esse texto,
Primeiro porque o salmista começa dizendo a Deus que Lhe renderá graças.
Para podermos render graças a Deus, é preciso e necessário que se esteja embaixo dessa graça.
E a graça nada mais é do que o reconhecimento de que não se merece nada e no entanto se recebe tudo.
Há, porém um destaque textual que define tudo, quando ele diz, que esse render graças a Deus, é de todo o coração.
Ai está o segredo para se “cair na graça” de Deus.
Muitas vezes temos para com Ele um relacionamento unicamente interesseiro, outras vezes temos por Ele  um relacionamento paliativo, ou seja, se tudo esta indo bem, nós ficamos alegres e expressamos isso com os lábios e passamos para as pessoas a sensação de que estamos agradecidos a Ele.
No entanto, nós podemos representar para quem nós quisermos, nós podemos tentar enganar até nós mesmo, mas nunca conseguiremos enganar a Deus, pois Ele de fato conhece o nosso coração.

O que é preciso fazer para estar na graça de Deus.
1) Ser sincero.
Deus é Deus de sinceridade, Deus deseja que nos exponhamos a Ele com toda a nossa sinceridade, e isso faz fazer se desencadear em nós toda uma manifestação infinita de graça, que alcançara toda a nossa vida e a nossa descendência.

2) Ver as nossas motivações.
Precisamos perguntar para nós mesmos, o que é que nos faz querer se aproximar de Deus. O que é que estamos querendo por dizer que desejamos segui-lo. O que é que nos faz vir a igreja.
Todas essas coisas devem ser questionadas em nós, pois isso revelará as nossas reais motivações.

- Não devemos nos chegar a Deus por interesse próprio, pois isso fere a santidade de Deus que nos ver apenas como mercenários, e não como filhos amados que desejam de coração agradar ao Pai.

 - Não devemos nos chegar a Deus, porque apenas gostamos do ambiente e entendemos que com Ele é melhor do que com o diabo, para não incorremos no erro daqueles que o Senhor mencionou no livro do profeta Isaías quando disse: “Esse povo me serve de lábios, mas o seu coração está longe de mim”.

Devemos nos chegar a Deus unicamente pelo fato Dele ser, e não pelo fato Dele ter.
Quando a nossa motivação é essa, então não nos sentiremos fatigados por estarmos servindo, não seremos negligentes chegando atrasado no culto sem nenhuma reverência. Não procuraremos semear contenda dentro da comunidade, no intuito de causar divisão.
Quando a nossa motivação a Deus é de fato de coração, tudo para nós é motivo de prazer, e O servimos porque queremos e não porque somos mandados ou porque estamos sendo avaliados.
Quando a nossa motivação é de coração, podemos com toda certeza  não medir esforços para ver pessoas chegando ao conhecimento de Sua graça, porque não mediremos esforços para ir e pregar a Palavra.
Quando a nossa motivação é do coração, então não existirá para nós diferença social, entre grandes ou pequenos, pois todos serão iguais a nível da necessidade de conhecerem a Deus.
E ai sim, poderemos dizer como o Salmista:

“Na presença dos poderosos te cantarei louvores” (Sl.138:1b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário