sábado, 7 de março de 2015

Quando não estou entendendo nada

QUANDO NÃO ESTOU ENTENDENDO NADA
Texto Base: Sl. 64:1

“Ouve-me, ó Deus, a minha voz nas minhas perplexidades; preserva-me a vida do terror do inimigo”. 
Há uma tendência quase que generalizada, que tem se estendido por várias gerações, a respeito da proteção divina sobrenatural sobre o crente.
Parece que de uma hora para outra, nós deixamos de ser gente, deixamos de ser seres humanos, deixamos de viver em mundo complexo e cheio de  ambigüidades e nos tornamos ETs de nossa própria morada.
Durante muito tempo, a igreja foi distorcida com uma mensagem adaptativa a nossa vontade e ao nosso desejo de querer receber apenas o que nos agrada, isso tem provocado um grande mal.
Não é isso o que a Bíblia diz, e não foi isso o que Jesus ensinou.

No texto que serve de base para este estudo, nós presenciamos algumas situações:
1) O salmista Davi inicia este salmo pedindo que Deus o escutasse.
Parece que para ele Deus não estava respondendo, o que leva a crer que apesar da comunhão, da intimidade, do relacionamento estreito com Deus, não estava havendo resposta ao seu clamor.
E ele chama isso de perplexidade.

2) Ele pede que Deus preserve a sua vida, para que ela não venha sucumbir ante o terror do inimigo.
Nós somos seres vulneráveis, sujeitos a todo tipo de ação interna e externa, que vem para nos afetar e isso nos deixa perplexo.
Não é pecado em algum momento se ter sensação de que se está só.
Não é pecado em algum momento ter a sensação de medo pelo que possa vir acontecer.
Não é pecado dizer para Deus, que não está ouvindo a Sua voz.
Não é pecado se assumir como gente, como ser humano, que admite a sua fragilidade e por isso mesmo é vulnerável.
O pecado está, em meio a luta, em meio a dor, em meio a sensação de que está só, se esquecer das promessas de Deus.
Ele nunca irá falhar, Ele nunca nos deixará só, Ele nunca virará a costa para nós, mas nos proverá com a Sua infinita graça.

Como fazer para manter a confiança em meio a adversidade e perplexidade da vida?
 1) Desenvolver comunhão com a Palavra.
Ela nos dá o suporte necessário para saber que por maior que seja a luta nós temos a vitória.
Ela nos aviva a promessa de Deus, que para a nossa vida, Ele tem o sim, o amém e o realizar.
Ela nos dá segurança para crer que mesmo que pareça que não está nada bom, Ele está trabalhando e o final de sua obra em nós será maior do que possamos imaginar.

2) Não murmurar.
A murmuração é uma ofensa a Deus. É dizer pra Ele, que não confiamos, que Ele não é suficiente para nos prover e para nos livrar.
Murmurar é chamar Deus de mentiroso.
Murmurar é o canal de sintonia com o diabo, e abre portas para o inferno.

3) Saber confiar mesmo quando não se sabe o que está acontecendo.
O salmista, no texto que estamos estudando, em meio a um turbilhão de lutas, e de coisas que lhe estavam acontecendo, e sendo tomado por uma perplexidade que desconhecia, ele se volta para Deus, e a Ele pede socorro
É isso que devemos fazer, e é assim que devemos agir, sabendo que como gente e como seres humanos que somos, enquanto estivermos aqui na terra, estaremos sujeito a essas coisas.

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo. 16:33)

Nenhum comentário:

Postar um comentário