sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Curso de Discipulado



CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ – ESTUDO - 01
O QUE EU ERA ANTES DE DEUS ME SALVAR
A Palavra de Deus não elogia o que eu era antes de ser salvo, mas o que Ele declara é verdade e está correto.
Eu andava _______________ como uma ovelha (Is. 53:6).
Eu era um ____________ (Rm. 5:8).
Eu era _______________ e _________________ (Rm. 5:6).
Eu era ________________ de Deus (Rm. 5:10).
Deus diz que eu estava __________ em delitos de pecados (Ef. 2:1).                                                                 
Eu seguia a Satanás, o príncipe da potestade do ar (Ef. 2:2).
Sendo incrédulo, eu já estava _______________ (Jo. 3:18).
A ____________ de Deus estava sobre mim porque eu era incrédulo (Jo. 3:36).
Deus diz: “Todos pecaram”. Tenho de reconhecer que eu sou um _______________ (Rm. 3:23).
O ______________ era o meu Pai (Jo. 8:44).
Eu estava ___________ Cristo, estava _____________ , era um(a) ________________ e não tinha _______________ e sem Deus (Ef. 2:12).
Isto eu era, mas agora estou salvo(a).


                                                                                                         
CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ - ESTUDO 02
O QUE EU SOU AGORA

Primeiro Estudo apresentou o que eu era antes de Deus me salvar. Agora quero ver o que Ele diz sobre Mem depois que eu fui salvo.
Eu sou _____________________ (Jo. 1:12).
Eu sou um crente (At. 5:14).
Eu sou um __________________ de Cristo (I Co. 11:1).
Agora eu sou um cristão (At. 11:23).
Eu sou uma ___________ criatura (II Co. 5:17).
Eu sou uma ______________ recém-nascido (I Pe. 2:2).
O que Deus dizia de mim antes de eu ser salvo não era bom. Mas, o que Ele diz sobre a minha condição agora, e bom.
Eu fui salvo (At. 16:31).
Eu __________ de __________ (Jo. 3:5-7), o que significa nascer de cima, do céu.
Eu fui perdoado (Cl. 1:14;2:13)
Eu fui purificado (Ef. 5:26).
Eu tenho vida eterna (Jo. 3:16)*
Eu possuo a _________________ de Cristo (II Pe. 1:4).




CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ: ESTUDO 03
APRENDENDO A ORAR
Orar é simplesmente falar com Deus. Como posso aprender a orar? Orando. Tente praticar, é a chave.

COMO DEVO ORAR?
Sem hipocrisia (Lc. 18:11-12).
Em particular (Mt. 6:6).
Especificamente (Lc. 11:5; Mt. 6:7).
Persistentemente (Lc. 18:5).
Em nome de Jesus (Jo. 14:13-14).

QUANDO DEVO ORAR?
______________ vezes no dia (Sl. 55:17)
Regularmente (Dn. 6:10-11)
Ás refeições, agradecendo-o pelo alimento.
A qualquer hora; com persistência (Lc. 18:1-7)

POR QUEM DEVO ORAR?
Pelos companheiros crentes (Tg. 5:16).
Pelas pessoas não convertidas (Ef. 6:19).
Pelos missionários e pela obra missionária (Cl. 4:3).
Minha igreja, meu pastor, minha família, por mim mesmo.

O QUE IMPEDE A ORAÇÃO?
“Se eu, no coração contemplara  ___________, o Senhor não me teria __________”(Sl. 66:18).
Desobediência a Deus (Is. 1:15).
Uma atitude de falta de perdão (Mt. 6:14-15; 18:21-22).



CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ – ESTUDO 04

APRENDENDO A MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS

Devemos memorizar as Escrituras? Sim
Por que devemos memorizar? Porque a palavra de Deus:
Gera a ______ (Rm. 10:17)*
Dá força (I Jo. 2:14);
É alimento e faz a pessoa ____________ espiritualmente (I Pe. 2:2);
Purifica e ajuda a pessoa a não pecar (Sl. 119:9-11)*
É a semente incorruptível do qual nascemos de novo (I Pe. 1:23).
Ela _____________ a pessoa (At. 20:32)*
Garante bênçãos divina (Ap. 1:3).

COMO FAZÊ-LO?
Ø  Escreva um versículo sobre um cartão e leva-o junto com você.
Ø  Quando tiver tempo, repita-o várias vezes. Leve sempre consigo um Novo Testamento de bolso.
Ø  Leia-o quando tiver tempo.

SIGA ESTES CINCO PASSOS
1.    Leia
2.    Escreva o que leu
3.    Aplique a passagem a si mesmo em oração
4.    Aplique a outra pessoa em oração
5.    Fale com alguém sobre ela.

Ø  Memorizar os versículos com asterisco. Gaste quatro dias para cada versículos. Jamais fique tão ocupado que não tenha tempo para memorizar os versículos.






CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ: ESTUDO 05

A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA COMO A PALAVRA DE DEUS

                   A Bíblia contém sessenta e seis livros. Foi escrito por quarenta autores, num período de 1.600 anos. Seu tema é consistentemente, a redenção do pecado.
Foi concedida por ______________ de Deus, o que significa literalmente que é um “Sopro de Deus” (II Tm. 3:16-17)
Leia Lucas 24:44-45 e João 10:35; 12:48. São declarações do Senhor Jesus Cristo. Portanto devo ler a Bíblia diligentemente, reverentemente, constantemente, com oração, consecutivamente e honestidade.
Ao ler um capítulo, devo perguntar:
ü  Aqui há alguma ordem para mim?
ü  Há algum pecado que devo abandonar?
ü  A alguma virtude que devo adquirir?
ü  Como Cristo foi revelado aqui?

A Palavra de Deus está firmada no _____ (Sl. 119:89).
O _______ e a _________ passarão, mas não a palavra de Deus. (Mt. 24:35).
Eu devo seguir o exemplo dos cristãos bereanos que _____________ as escrituras _________________ (At. 17:11).



CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ: ESTUDO 06
O CULTO DA LEITURA E MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
A fim de conhecer alguém você precisa passar bastante tempo com essa pessoa. Assim também, ocorre com relação a Cristo.
O maior desejo de Paulo foi ______________ a Cristo (Fp. 3:10).
Através da Bíblia, Deus revelou a sua vontade. Revelação quer dizer: Deus mostrando-se ao homem.
Salmos 19:1-6 fala que _____________, _______________, ___________ , ________________. A própria natureza revela Deus. (Rm. 1:18-20).
A nossa consciência revela ____________ (Rm. 2:15). Entretanto a revelação plena está em sua ____________ e em _____________ (Hb. 1:1-4).
Separe diariamente tempo para estar a sós com Deus. Muitas vezes será difícil. Mesmo que não esteja com vontade, não abra mão de um só dia. Nos momentos de devoção pessoal, Deus lhe fala através de sua palavra – a Bíblia. O Espírito Santo o ajudará a entendê-la (Jo. 16:13).
Há seis maneiras de vocês aprender mais e mais sobre a Bíblia:
1.    Ouvir
A fé é pelo _______ e ________ a palavra de Deus (Rm. 10:17)*
2.    Ler
Bem aventurados aqueles que _________ e bem aventurados os que _________ as palavras destas profecias (Ap. 1:3).
3.    Estudar
Desejar como meninos recém-nascidos, o puro ________________, a fim de por ele _____________________para a salvação (I Pe. 2:2). O leite espiritual é a palavra de Deus.
4.    Memorizar
____________ a tua palavra no meu ____________ para eu não pecar contra ti (Sl. 119:11).
5.    Meditar
Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes ________ nela _______ e _______ para que tenhais cuidado de fazer tudo quanto nela está escrito, porque então farás __________ o teu caminho e serás bem sucedido. (Js. 1:8).
6.    Praticar
E sede _____________ da Palavra e não somente ouvintes (Tg. 1:22).
Você deve sempre obedecer ao ensino da Bíblia para sua vida.
A aplicação é a chave de ouro para o aproveitamento da Palavra de Deus.
O obedecer torna a Palavra de Deus parte de nossa vida. APLICAÇÃO É DIGESTÃO ESPIRITUAL.
É por ela que a Palavra nos molda a mente e o coração. Influencia o viver. O fruto de praticar os ensinos da Bíblia é uma vida transformada – Semelhante a Jesus.




CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ – ESTUDO 07

TESTEMUNHANDO DE CRISTO

O ensino da Bíblia é que Cristo, através do Espírito Santo, deseja dar testemunho de si mesmo. “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis __________________, tanto em Jerusalém, como em _______ a Judéia e Samaria e até os _________________ (At. 1:8)*

Deus usou outras pessoas para trazer vocês a Jesus. Que tal fazer o mesmo?

Devo _____________ a Cristo diante dos outros (Rm. 10:9-10)* Leia Mt. 10:32-33

Devo ser um _____________ padrão para os crentes (I Tm. 4:12).

O QUE É GANHAR ALMAS?
É levar pessoas a Cristo (Jo. 1:41).

É pescar almas de homens (Mt. 4:19)

QUEM DEVE PESCAR ALMAS?
Os crentes devem ser _______________ (At. 1:8)

Eu devo estar preparado para _____________ a todos (I Pe. 3:15)

COMO AGIR?

Com oração, tato, sinceridade, simpatia, amizade, paciência e educação. Nunca discuta.

O QUE DEVO DIZER AOS INCRÉDULOS?

Que são pecadores (Rm. 3:10-23; 6:23; Jo. 3:18,36; Ef. 2:1-12).

Que Cristo os ama e morreu por eles (Lc. 19:10*; Jo. 3:16; Rm. 5:8; Gl. 2:20).

Que podem ser salvos pela fé agora (At. 16:31; 13:38-39; Ef. 2:8-9; Rm. 4:5*; Rm. 5:1).

_____________ é o momento da salvação (II Co. 6:2*; Pv. 17:1; 29:1).




CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ – ESTUDO 08

O NOVO PROCEDIMENTO DO CRISTÃO

QUE TAL A SEPAÇÃO?
A doutrina da separação não é popular, mas é bíblica.
As coisas ___________ já passaram (II Co. 5:17)*
Devo me manter ________________ do mundo a minha volta (Tg. 1:27).

Como cristão, devo me manter separado de:
ü  Perturbadores (Rm. 16:17-20).
ü  Morais (I Co. 5:7-13).
ü  Incrédulos (II Co. 6:14, 7:1).
ü  Obras das ________ (Ef. 5:11)*
ü  Falsos mestres (II Co. 11:1-4; Gl. 1:6-9; II Tm. 3:1-5; II Jo. 10:11).
ü  Toda __________ do mal (I Ts. 5:22)*
ü   
Um cristão deve viver e agir de modo que ninguém possa acusá-lo de um pecado.

O ______________ ( Jo. 2:15-17). Tudo o que afasta o crente do Senhor é pecado.

CONCUPISCÊNCIA significa: desejo descontrolado. Como cristão devo ser separado para o Senhor. Sou proprietário pessoal do Senhor, pôr isso, devo viver de acordo com esta verdade diariamente (At. 15:14; Rm. 12:1-2).

A Bíblia ensina a separação pessoal e eclesiástica tanto do indivíduo como da igreja local.

QUAIS AS MINHAS RESPONSABILIDADES CRISTÃS?
1.    Com meu Senhor: Amá-lo, servi-lo, reverenciá-lo e obedecer a Sua palavra.
2.    Com minha Bíblia: Lê-la regularmente e sistematicamente e aplicar à minha vida o que leio.
3.    Com minha igreja local: Freqüentá-la regularmente, orar pelo seu ministério, contribuir livre e alegremente com o meu tempo, energia, talento e dinheiro.
4.    Com meus pastores: Devo permanecer ao seu lado, orar por eles, incentivá-los e ajudá-los quando puder.
5.    Com os companheiros crentes: Devo orar por eles, ajudá-los a carregar os seus fardos e procurando ser exemplo.
6.    Com os incrédulos: Viver uma vida santa, imaculada e consistente diante do mundo, orando por eles e testemunhando do que Cristo fez por mim.
7.    Consigo mesmo: Devo crescer espiritualmente, progredir em minha vida cristã e lutar pela maturidade.



CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ – ESTUDO 09
O QUE É A IGREJA
Todos os crentes salvos, judeus e gentios desde o dia do pentecostes, fazem parte da igreja universal, que é conhecida no Novo Testamento como o corpo de Cristo (Ef. 1:22-23|; 2:16-18; 3:6).

Deus está chamando um ________ para o seu nome (At. 15:14). É a igreja (Eclésia), aqueles que nasceram de novo em Cristo.
A igreja foi planejada por Deus antes da ___________ do mundo (Ef. 1:4)*
Cristo comprou a igreja com seu próprio ____________ (At. 20:28).
A igreja é um organismo do Novo Testamento (Ef. 3:2-7).
A igreja nasceu no dia de _____________ (At. 2:1). Está edificada sobre Cristo, a ___________________ (Mt. 16:18). Cristo é o  ___________ da igreja (Cl. 1:18)*
A missão da igreja está revelada em Mateus 28:19-20:
ü  Evangelizar os perdidos;
ü  Batizar os convertidos;
ü  Ensinar os convertidos.





CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ – ESTUDO 10

PARTICIPANDO E COMUNGANDO COM OS IRMÃOS NA FÉ

Quando o amor de Cristo nasce em nossos corações, leva-nos a uma união chamada fraternidade.
E perseveraram na doutrina dos apóstolos e na _______________, no partir do pão e nas orações (At. 2:42).
Esta comunhão é essencial para que haja unidade no corpo de Cristo.

Amados, ______________ uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é ______________ de Deus e conhece a Deus (I Jo. 4:7).

Devemos amar nossos irmãos, porque o amor procede de Deus.

Amados, se ______________ assim nos ______________, nós também devemos __________ uns aos outros (I Jo. 4:11).

O amor entre irmãos torna-se vital ao estabelecimento de uma relação certa com Deus.

Se alguém diz: ___________ a Deus e, _____________ a seu irmão, é mentiroso (I Jo. 4:20ª).

A prática do amor entre os irmãos consumará em nós os planos e propósitos de Deus.

Ninguém jamais viu a Deus: se nós __________________________, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós _____________________ (I Jo. 4:12).




CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ – ESTUDO 11

ASSISTÊNCIA AOS CULTOS

O culto verdadeiro inspira-se no AMOR (Dt. 6:5). Deve ser feito em espírito de _____________ e oração. (Hb. 13:15).

O verdadeiro culto flui de uma perfeita comunhão (I Co. 1:9).
Deve ser um sacrifício _____________, _____________ e _____________ a Deus que é o vosso culto _______________.

O verdadeiro cristão deve tomar parte ativa e regular nos cultos da igreja. Ser assíduo e pontual.

Nos cultos coletivos o crente goza dos privilégios de receber a ministração da Palavra de Deus, a doutrina do Senhor, como norma de fé e prática, além de manter comunhão com os demais crentes da mesma fé e experiência espiritual.


CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ – ESTUDO 12

BATISMO NAS ÁGUAS

Texto Áureo: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc. 16:16).
Cristo deu à igreja duas ordenanças: O batismo em águas e a Ceia do Senhor. Uma ordenança é uma cerimônia ou ritual que Cristo instituiu para ser realizada na Igreja local, como sinal visível da verdade salvadora da fé cristã.

1.    O Batismo nas águas: Mt. 28:18-20; Mc. 16:15-16.
a.    Seu modo: A pessoa é totalmente imergida em águas depois que o pastor invoca a Santíssima Trindade. Não esquecer que BATIZAR significa IMERGIR (Jesus foi batizado assim) Mc. 1:10.
b.    Seu significado: O batismo é uma ordenança simbólica. Seu simbolismo é tríplice. Significa a morte, o sepultamento e ressurreição espiritual do crente (Rm. 6:1-6; Cl. 2:11-12).
c.    É para quem? Para todo aquele que de livre e espontânea vontade (plena consciência) creu em Jesus e o aceitou como o único salvador (Mc. 16:16; At. 8:26-40).
d.    Quem realiza o ato? Compete à igreja a realização da obra de Jesus, e esta, por sua vez, executa o ato batismal através do seu pastor.
e.    Qual a idade que a pessoa deve ter para ser batizada? De acordo com o Novo Testamento, não há estabelecimento de idade. O que há e o seguinte: um candidato a batismo tem que já ter consciência plena dos seus próprios atos e tem que ter condições de diante de Deus, assumir a responsabilidade pelo que faz. Se o candidato tem mais de 10 anos e mostra ter consciência e deseja ser batizado, não haverá objeções. O requisito  fundamental para o batismo, é ele ter aceitado a Jesus como o seu Salvador, ter uma vida regular, no caso os que têm família, devem ser casados civilmente, deverá  ter temo para se equilibrar, deixando os vícios, se os tinha como: fumar, beber, uso de drogas, prostituição, etc.
f.     Deve ter uma consciência de vida cristã, crê no batismo com o Espírito Santo.


CURSO: INICIAÇÃO NA VIDA CRISTÃ – ESTUDO 13

A CEIA DO SENHOR
A ceia é a outra ordenança de Jesus. Ele (Jesus) tomou a ceia com seus discípulos, ordenou-lhe que a celebrassem posteriormente (Lc. 22:20 e Mt. 26:26). Paulo diz que ensinasse ao povo a celebrar a ceia       (I Co. 11:23-30).

O QUE SIGNIFICA CEIA?
Como o batismo, a ceia também é um símbolo. Com os seguintes significados:
1.    É um MEMORIAL – Celebrada em memória de Jesus (I Co. 11:26).
2.    É um anúncio da volta de Jesus para arrebatar a sua igreja (I Co. 11:26).
3.    É um anúncio da morte de Jesus por nós (I Co. 11:26).
4.    Simboliza a nossa participação em Cristo e nossa comunhão com Ele (I Co. 24-25).

QUEM DEVE PARTICIPAR DA CEIA?
Bem, lembre-se que a Ceia é para ser celebrada pela igreja, então, deve participar da ceia quem já é membro da igreja (local) que, após um auto-exame, sinta-se preparado para “comer o pão” e “beber o cálice” dignamente. (I Co. 11:23-30).

QUEM MINISTRA OU CELEBRA A CEIA?
Igualmente ao caso do batismo nas águas (é o pastor).
Existe alguma graça espiritual nos elementos da Ceia (Pão e Vinho)?... Não. Eles são os mesmos depois da consagração. Sua natureza e essência continuam os mesmos. A bênção do momento da ceia para o coração do fiel e fica dependendo da maneira como essa vai participar da ceia (I Co. 11:27) e do grau da comunhão com o Senhor e com os irmãos no exato momento da ceia.
Devemos, todavia, tratar os elementos da ceia ou qualquer outro objeto ou pessoa dedicada a Deus com a deferência e zelo a que tudo é de Deus.

PARA FIXAR
O Senhor começou o seu ministério terreno com o batismo e encerrou-o com a Ceia, que foi a sua segunda ordenança dada a igreja
A Ceia é uma ordenança dada à igreja  (Mt. 26:26).
A Ceia é um símbolo da obra sacrificial de Cristo (Lc. 22:19).
Deve ser limitada aos discípulos de Cristo (Lc. 22:19; I Co. 11:24; Mt. 26:26-27).
Anuncia a volta do Senhor Jesus (I Co. 11:26).
O ___________________ é símbolo do seu corpo que foi quebrado na morte por nós (I Co. 11:25).
Através do seu sangue temos _____________________________ (Ef. 1:7) e purificação. (I Jo. 1:7).
A igreja Evangélica Batista Nacional, não impõe regras para o batismo em águas, mas é necessário que o batizando seja um membro cumpridor dos seus deveres e fiel a doutrina bíblica, e acima de tudo cultivar uma intima comunhão com Deus.

PARA FIXAR:

O SIGNIFICADO DE BATISMO
É a identificação com Cristo (Cl. 2:12)
Representa a nossa morte, sepultamento e ressurreição com Cristo. (Rm. 6:3,5). Representa, não reproduz salvação.

MÉTODO DO BATISMO
Jesus saiu do rio (Mt. 3:16).
Havia _________________ água ali (Jo. 3:23)
Eles ____________ da água (At. 8:39).

OBEDECENDO A ORDENANÇA DO BATISMO
O batismo é uma ordem de Deus (Mt. 28:18-20).
Jesus disse: “Se me ___________ guardareis os meus _______________________ (Jo. 14:21).
O Batismo concede alegria pessoal (At. 8:37-39).
O Batismo é um ato de fé e justiça (Mt. 3:13-15).

OBJETIVO DO BATISMO
O Batismo não tem por finalidade operar a obra da salvação, mas é um testemunho público daqueles que foram regenerados pela palavra de Deus (Rm. 6:4).

Em primeiro lugar é necessário ______________________ e ser ______________________ depois ser ______________________ (At. 8:36-37; 16:31; 16:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário