sábado, 14 de fevereiro de 2015

Dinheiro

Dinheiro, Dinheiro & Dinheiro…

“Nunca gaste dinheiro antes de tê-lo”.
Thomas Jefferson

Eu sei que isso parece conversa de pastor, ir à igreja melhora renda, mas acredite, não é. De acordo com uma pesquisa realizada por Jonathan Gruber do Instituto de Tecnologia de Massachusetts ,o comparecimento a cultos enriquecer a alma mas também pode engordar a carteira. Sua pesquisa foi divulgada no dia 25 de outubro de 2006. A pesquisa destacou que “Os que possuem mais fé podem ser ‘menos estressados’ a respeito dos problemas do dia-a-dia que impedem o sucesso no mercado de trabalho e no casamento. Por isso, eles seriam mais bem-sucedidos” .

Se é assim, porque tantos cristãos encontram-se numa situação tão difícil financeiramente?
Talvez porque muitos sejam excelentes ouvintes, mas não sejam bons praticantes, Tiago disse assim:

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tg 1:22)

Ouvir, dar ouvidos, ouvir e obedecer. Talvez nosso problema esteja relacionado a obediência. No segundo livro de Reis, temos uma linda lição de obediência e o frutífero resultado desta. Ali, lemos a história de uma mulher que veio chorando ao profeta Eliseu. Seu marido havia falecido, suas dividas eram tão grandes que ela não conseguia pagar. Os credores estavam a caminho para tomarem seus dois filhos como pagamento, ambos seriam vendidos como escravos. Graças à intervenção divina um milagre aconteceu, a mulher teve uma extraordinária provisão de azeite, e então o profeta lhe disse:

“…Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.” (2Reis 4:7b)
Que palavras encorajadoras esta mulher recebeu “paga a tua divida e vivei”. E que conselho sábio para todos nós hoje!

Para receber tamanho beneficio esta mulher teve que ser obediente às palavras do profeta, mesmo que estas não fizessem muito sentido do ponto de vista humano. De uma garrafa de azeite encher várias vasilhas….no mínimo esquisito…Mas, funcionou! Funcionou tão bem que ela pode pagar suas dividas impagáveis e viver do resto.

Ao longo da história encontramos vários conselhos de homens sábios, como o profeta Elias eles bradaram em uníssono, “livre-se das dividas!”

Digno de nota que a solução do problema veio por meio de uma provisão divina (azeite multiplicado), e dedicação pessoal (vender o azeite). Deus pode até multiplicar o azeite, mas não o venderá por nós. Pense, qual a sua “botija” de azeite? Seja fiel com o que você tem em mãos, seja obediente com estes poucos recursos, seja diligente, vá a luta para se livrar da divida!

Jesus apontou acertadamente a importância da obediência, da fidelidade nas pequenas coisas e os grandes resultados disso:

“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mt 25:21)

O contexto nos revela duas coisas importantes, responsabilidade e alegria. Aqueles que cumprem fielmente seu papel de “servo”, recebem como recompensa mais recursos para administrem e a alegria dispensada pelo seu Mestre e Senhor. O ponto é que devemos ser obedientes, responsáveis pelos recursos que Deus nos confia aqui hoje, pois um dia ele nos confiará recursos eternos, bem como alegrias eternas. Pense uma das grandes funções desta vida é nos preparar para a próxima. Mas, lemos muito mais as revistas, os periódicos e jornais que lemos a bíblia, será que estamos sendo obedientes na utilização de nossos recursos? Segundo Lutero, nossos calendários deveriam ter apenas dois dias, O dia de Hoje e o Dia do nosso encontro com Cristo. Faz sentido, afinal de contas estamos escrevendo nossas biografias obedecendo a Deus com nossos recursos ou desobedecendo-o.


Nenhum comentário:

Postar um comentário